quinta-feira, 1 de junho de 2017

A deusa dos dez mil nomes



Isis-Pérsefone.

 
A partir do século V a.C, as duas deusas, Isis e Deméter, foram assimiladas uma  á outra no pensamento grego. Heródoto afirma que "na cidade de Bousiris em honra de Ísis; há um santuário muito importante Isis Perséfone.  a cidade está no meio do Delta do Egito; Isis é que em grego é chamada de Demeter "(História, II).
Isis-Fortuna. 

Embora Isis tenha sido adotada pelos povos greco-romanos, a deusa permanece amplamente percebida como uma divindade estrangeira. Muitos epítetos indicam a sua origem egípcia; Isis Aigyptia (a egípcia). Isis Taposirias após o antigo nome da cidade costeira de Abusir (localizado a oeste de Alexandria); Isis Memphitis (Memphis); Isis Tachnèpsis (Mount Casion perto de Pelusium). Muitas vezes, Isis foi igualada ou confundida com as deusas gregas Afrodite, Tyche, Deméter, Hygeia. Na Itália, a deusa leva aspectos da deusa Fortuna adorado em Praeneste, uma divindade agrícola da fertilidade e do amor. Estes são muitas associações de Isis deusa Isis para os dez mil nomes Myrionyma:
I 
  Isis-Tyche-Fortuna.

"Eu sou Natureza, mãe de todas as coisas, senhora de todos os elementos, origem e princípio séculos, divindade suprema, a rainha de Manes, em primeiro lugar entre os habitantes do céu, tipo uniforme de deuses e deusas. Sou eu quem irá reger as abóbadas luminosas do Céu, a brisa salubres do oceano, o silêncio triste do submundo.
Poder único, estou por todo o mundo adorada em muitas formas, com várias cerimônias, com mil nomes diferentes. Os frígios, primogênitos da terra, me chamavam a Deusa Mãe Pessinus; Aborígenes atenienses me chamavam de Minerva a Cecropiana; entre os habitantes da ilha de Chipre, Paphos sou Vênus; Em arco  cretense armada, eu sou Diana Dictynna; entre sicilianos que falam três línguas, Proserpina Stygian; entre os habitantes de Eleusis, os antigos, Ceres. Alguns me chamam de Juno, outros Bellona; estes Hecate, aqueles Rhamnus a Deusa.
Mas aqueles que primeiro são iluminados pelos raios do sol nascente, o povo da Etiópia, na Ásia e os egípcios, poderosos por seu conhecimento antigo, aqueles que me rendem  o meu culto verdadeiro e me chamam meu nome real: Rainha Isis. "

- Apuleio Metamorfoses ou Asno de Ouro, XI, 4

Traduzido do francês por mim do site;https://matricien.org/isis/

Nenhum comentário:

Postar um comentário